Respire

PRANAYAMA

Ujjayi Pranayama

Ujjáyí significa vitorioso. Deriva da raiz ujji, conquistar.

A respiração Ujjayi envolve diminuir a abertura da garganta apertando a epiglote, que é feito do seguinte modo:
Suavemente, murmure a sílaba “ha” com a sua boca aberta.
Haaaaaaaaaaaaaa alongue isto.
Sinta o ar vibrando suavemente na parte de trás da garganta.
Escute o som oco e limpo similar ao som do mar que você pode ouvir em uma concha. Produza este som enquanto inala e exala.
Agora, feche a boca e continue fazendo o mesmo som suave, liso, profundo e oco.

É mais fácil quando você exala, mas também é possível quando você inala.
Você agora está respirando através das narinas, com sua boca fechada, e a sucção ainda está vindo da parte de trás da sua garganta.

As narinas devem estar relaxadas e passivas de forma que você sente o ar por elas muito suavemente. Você não deve “cheirar”o ar para dentro. Você está gentilmente puxando o ar da parte de trás da garganta.
Após aprendê-la, use-a com o mínimo de esforço possível. Elimine toda a tensão.
Faça com que fique limpa, sem ondulações. Respire como se você estivesse bebendo o ar através de um canudo fino e longo. Mas não engula o ar. Puxe longamente, em respirações ralas.
Inicialmente, isto será desordenado, principalmente se você é principiante, mas com o tempo, você conseguirá uma respiração suave e homogênea.

Vantagens em respirar em Ujjayi

Primeiro:
Estreitar a abertura da garganta permite desenvolver um controle apurado da quantidade do fluxo de ar. Isto amplia e aprofunda a respiração consideravelmente.

Segundo:
Pulmões e diafragma são fortalecidos uma vez que eles têm que trabalhar mais duramente para vencer a resistência da garganta. Com a dupla função de puxar e empurrar, os pulmões trabalham mais como um fole criando uma energia adicional que pode ser focalizada e canalizada para as diferentes partes do corpo. Com isto, você não cansará facilmente.

Quando você pegar o “feeling” desta respiração, não vai querer respirar de outra forma quando estiver praticando Yoga. À medida em que você estabelece um ritmo uniforme respirando em Ujjayi, se sentirá tomado por um poder suave e forte.
Finalmente, o som produzido pela sua garganta, manterá sua atenção na respiração. Isto fortalece sua atenção tornando mais difícil a sua mente vagar. O som permite a você saber se a respiração está fluindo uniforme, suave ou não. E estando atento à respiração, torna você atento e consciente do corpo inteiro porque a respiração é um reflexo direto do seu estado de conforto ou incômodo, facilidade ou tensão.

Respirando com o som de Ujjayi na garganta, você tem um mecanismo de proteção e segurança embutido em você mesmo.
O uso apropriado da respiração age como uma ferramenta apurada para criar e sustentar um relaxamento energizado bem como para centrar sua atenção no momento presente.

Fonte: Revista O Atma março 2017